18.11.2016 - Bolo de Laranja e Cardamomo c/ Mirtilos para os 2 Aninhos do Blog



Faz hoje 2 anos que iniciámos este delicioso projecto!

Apesar de não termos o tempo que gostaríamos para lhe dar mais atenção, a aprendizagem é contínua e as experiências na cozinha também! 

Temos andado mais ausentes porque outras oportunidades em termos profissionais têm surgido, e nesta onda de nervosismo de uma possível mudança, hoje foi dia de tomar decisões a esse nível. Por isso, além de 2 anos de blog, este dia também fica marcado pelo início de uma nova etapa profissional e pessoal com a perspectiva de mudança para o sul, terra das laranjas.

As dezenas de fotografias para vos mostrar vão-se acumulando, mas a vontade de partilhar coisas boas, projectos e novas descobertas, continua! Por isso, vão poder continuar a acompanhar-nos.

Desta forma, para festejar este dia decidimos juntar 3 ingredientes que adoramos: a laranja, o cardamomo e os mirtilos, resultando no delicioso bolo que vos apresentamos.

Podemos dizer que está a fazer sucesso e ficou realmente delicioso.

Obrigado por nos acompanharem!
Tiago e Catarina



BOLO DE LARANJA E CARDAMOMO C/ MIRTILOS

Ingredientes

Bolo:
3 cups farinha
1 tsp fermento
3/4 tsp sal
1 tbsp cardamomo inteiro
1 cup manteiga
2 cup açúcar
raspa de 1 laranja média
1tsp de essência de baunilha
4 ovos
2/3 cup leite
sumo de uma laranja média

Cobertura:
1/2 cup manteiga
1 1/2 cup de queijo creme
1 1/2 cup de açúcar de confeiteiro
1/2 tsp baunilha
raspa de uma laranja média


Preparação

Bolo:
Com a ajuda do almofariz, moer o cardamomo, de forma a aproveitar apenas as sementes.

Pré aqueçer o forno a 180º e untar uma forma de 20cm (ou duas no caso de preferirem fazer dois bolos separados, o que fará com que cozam mais uniformemente e fiquem menos seco).

Colocar numa taça a farinha, o fermento, o sal e o cardamomo. Numa outra taça, colocar a manteiga amolecida, juntar o açúcar e bater até ficar um creme liso. De seguida, juntar a raspa de laranja, a baunilha e adicionar os ovos (um a um).
Depois de os ingredientes estarem bem misturados, ir juntando aproximadamente metade do preparado com a farinha. Continuar a misturar e adicionar o leite.
Por fim, juntar o restante preparado com a farinha e, por último, o sumo da laranja.

Quando os ingredientes estiverem bem misturado, colocar a massa numa forma previamente untada. Deixar cozer aproximadamente 35 min. (no caso de utilizarem duas formas) ou 50 min. (no caso de utilizarem apenas uma).
Depois de cozido o bolo, deixar arrefecer e iniciar o creme para a cobertura.

Cobertura:
Começar por bater a manteiga (à temperatura ambiente, mas não derretida) até ficar lisa. Adicionar o açúcar em pó aos poucos, para não ficar granulado. Assim que se formar um creme liso, juntar o queijo creme, a raspa de laranja e a essência de baunilha e bater até ficar um creme espesso e bem incorporado.
Colocar no frigorífico durante aproximadamente 15 min.

Quando o bolo estiver frio, cortá-lo ao meio (no caso de ser apenas um bolo) e recheá-lo com um pouco do creme e mirtilos. Barrar o restante creme no exterior e decorar a gosto.

Nós decorámos com mirtilos e lascas de casca de laranja.












2 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo blog e pelo bolo que ficou lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Lindissimo bolo e belo blog ! Gostei muito de vos ler e vou continuar a segui-los. Beijinhos desde Bordéus, Sabrina

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...