18.05.2016 - Fomos conhecer a Pousada Convento de Arraiolos

Quando conseguimos ir passar um fim de semana fora, inevitavelmente, a nossa escolha parece recair quase sempre sobre o Alentejo. Não só porque é das nossas zonas preferidas do país, com as suas paisagens deslumbrantes e a sua hospitalidade tão característica, mas também porque, para passar só uma noite e aproveitar ao máximo o fim de semana, está à distância ideal de Lisboa. 

Apesar de já termos feito várias escapadinhas deste género, ainda não conhecíamos bem esta zona, e por isso, desta vez fomos até Arraiolos e pernoitámos na Pousada Convento. Esta faz parte das rede das Pousadas de Portugal, e está inserida no Convento de Arraiolos, num vale a 5 minutos de carro do centro da vila. É, por isso, muito sossegada e o local ideal para descansar.





A estrada leva-nos à entrada da pousada, que fica no antigo convento, com a sua magnífica capela forrada a azulejo (bem como nós gostamos) e o seu altar em talha dourada. 

Já na recepção, são-nos explicadas algumas coisas em relação ao funcionamento do local e acompanharam-nos ao quarto. Claro que com a nossa curiosidade em relação às redondezas, foi só deixar as malas e ir explorar a zona e a pousada em si.




A zona de acesso aos quartos, salas de convívio e restaurante faz-se através do claustro em torno do pátio central. As salas e recantos são muitos, mas entre diversos pormenores e o mobiliário antigo, o espaço é algo despojado de decoração e de ruído (tirando o bando de pássaros que anda pelo pátio, apesar das redes que os tentam impedir!).

Ficámos num dos quartos clássicos, localizado na ala antiga (em termos de ambiente, a zona mais gira para nós, mas ao mesmo tempo sem as vistas simpáticas da piscina e castelo, como os quartos da ala nova). Apesar do quarto ser dos mais pequenos e simples, era bastante confortável e com um óptimo aproveitamento do espaço.





Esta pousada é rodeada por uma grande zona verde, com uma piscina fantástica (só não houve coragem para o mergulho, até porque ainda não estávamos em tempo deles, mas imaginamos que seja muito agradável no Verão), e ainda uma vista privilegiada sobre o castelo.





Aproveitando a noite para passear um pouco pelo pátio exterior, que é muito giro, e estando numa zona com pouca luz, não só conseguimos ver o céu estrelado, como ainda fazer umas brincadeiras com a máquina fotográfica e experimentar umas pinturas de luz. O que vale é que estávamos praticamente sozinhos na pousada, porque podem concerteza imaginar as figuras para estas experiências!

Depois de uma noite super tranquila, seguida de um pequeno-almoço agradável, com vista para a piscina, não nos restou se não aproveitar para explorar Arraiolos e as redondezas.

Pareceu-nos um óptimo local para fugir da cidade e aproveitar a calma que se respira nesta zona, embora tenhamos sentido um bocadinho de falta do ambiente extretamente simpático e familiar que tanto nos cativa no Alentejo.



Pousada Convento de Arraiolos

Intervalo médio de preços (quarto duplo clássico): 90- 160€
Gostámos: localização e vista
Não gostámos: da formalidade no atendimento

Morada: Pousada de Arraiolos - Nossa Sra. da Assunção, 7044-909, Arraiolos, Portugal
Tel.: +351266419340

Reservas: Pousada Convento de Arraiolos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...