30.01.2016 - 16 sítios para papar em 2016!


Não podíamos deixar passar o início do ano sem partilhar convosco os locais para comer ou beber que mais temos vontade de experimentar em 2016. Até porque já passaram aquelas primeiras semanas de Janeiro em que ninguém (supostamente) pensa nessas coisas e andamos todos de dieta e a seguir à risca a resolução de ter uma alimentação mais saudável. Mas como já estamos mesmo no fim do mês, já podem ir experimentar todos os sítios novos que quiserem.

A lista que vos trazemos não é uma lista das novidades mais in e acabadinhas de chegar, para isso (pelo menos para Lisboa/arredores e para o Porto) só têm de ir à lista das novidades da Zomato e escolher os vossos preferidos. Esta lista é sim, a nossa lista, com os sítios que pensamos mesmo visitar, e essa é a única razão para não termos incluido mais restaurantes de outras zonas do país.

1 - Pizzaria Zero Zero
Fotografia via Zomato
A nossa busca pela pizza perfeita (para nós) continua e, por isso, depositámos grandes esperanças assim que soubemos que ia abrir uma nova pizzaria italiana, chamada Zero Zero (como a farinha italiana com que se fazem as pizzas) no Príncipe Real. E essa esperança só aumentou quando lemos que todos os ingredientes vêm de Itália e que o pizzaiolo é efectivamente italiano.

Rua da Escola Politécnica, 32, Príncipe Real, Lisboa
213420091



2 - Book
Fotografia via Zomato







Este espaço chamou-nos a atenção pela sua história e pela maneira como esta influenciou a criação deste local único. O restaurante funciona onde existia a antiga livraria Aviz, e este facto foi muito bem aproveitado para criar o conceito do mesmo, onde tudo está relacionado com os livros, desde a ementa dividida por capítulos, aos nomes dos cocktails. Assumidamente viciados em livros e fascinados por livrarias, temos muita curiosidade neste espaço.

Rua de Avis, 10, Baixa, Porto
917953387


3 - Santa Clara dos Cogumelos
Fotografia via Facebook



Apesar de já existir desde 2013, só reparámos neste espaço o ano passado (infelizmente, fora da hora de refeições). Por coincidência, ou não, pouco depois falaram-nos dele e garantiram-nos que iríamos gostar. E, apesar das sugestões dos nossos amigos valerem muito, não é só por isso que queremos muito ir experimentar, mas sim porque adoramos cogumelos, de todas as maneiras e todas as espécies que já provámos.
E o menu parece-nos tão interessante, com vários pratos, petiscos e até mesmo sobremesas com cogumelos.

Mercado de Santa Clara, Campo de Santa Clara, 7, 1 Andar, 
Santa Apolónia, Lisboa
21 8870661


4 - LXeeseCake
Fotografia via Facebook


E quem é que não gosta de cheesecake? Nós gostamos muito, e por isso bastou uma recomendação sobre este novo espaço do LX Factory e ver as fotos absolutamente deliciosas para sabermos que temos de ir lá provar estes NY Style Cheesecakes.
Há uma combinação nova todos os dias, com o Cheesee do Dia, como Pêra Rocha e Vinho do Porto, Chocolate Branco, Morangos e Champagne ou Red Velvet, além dos clássicos.

LX Factory, Rua Rodrigues Faria, 103, Edifício I, Piso 0, Espaço 11, 
Alcântara, Lisboa
925707332


5 - Tea Bar Double 9
Fotografias via Facebook
É verdade que não é exactamente um restaurante, mas também dá para papar. Claro que o que o faz estar na nossa lista não é tanto a comida, mas sim as bebidas, que também não são assunto a menosprezar! Mas claro que este não é um bar qualquer. É o Tea Bar do 9Hotel Mercy, onde os cocktails e os chás se fundem, com uma lista de 18 cocktails que levam chás ou ifusões, e outra com mais 18 opções de "orthodox blends", "orthodox teas", "simple flavored teas", "green teas" e "wellness teas".

Rua da Misericórdia, 76, Chiado, Lisboa
21 248 1480



6 - Taberna do Largo
Fotografia via Facebook
Já lemos coisas muito boas sobre este espaço, nomeadamente noutros blogs. E realmente o conceito parece-nos perfeito. Este espaço é um bar-loja-petisqueira, que mistura uma mercearia antiga com um local bem português, com produtos (para comer, beber, ou levar para casa) dos vários pontos do país. Imaginamos que seja o local perfeito para passar uma noite entre amigos.

Largo de São Domingos, 69, Baixa, Porto
22 2082154


7 - Tasca Kome
Fotografia via Facebook
Sim já sabem que adoramos sushi, mas este espaço, que é uma tasca japonesa, oferece bem mais do que isso, e já nos foi recomendado por várias pessoas. Temos de admitir que não conhecemos muito desta gastronomia, e é por isso que esta "tasca" em plena baixa de Lisboa, muito característica e com pratos tradicionais japoneses, nos parece tão bem.

Rua da Madalena, 57, Baixa, Lisboa
21 1340117


8 - Moules
Fotografia via Facebook








Já não é propriamente uma novidade, visto que apareceu em 2013 e já conta com dois espaços: o Moules & Gin, em Cascais e depois o Moules & Beer, em Campo de Ourique.
Mas a verdade é que, apesar de adorarmos mexilhões e este local os ter como ingrediente principal, estamos em falta e ainda não o visitámos, por isso tinha mesmo de fazer parte da nossa lista.
Até porque, além dos pratos, o design de interiores do espaço resultou num ambiente com detalhes interessantes, não deixando de ser agradável e despretensioso, que tem tudo a ver connosco.

Moules & Beer 
Infantaria, 29 D, Campo de Ourique, Lisboa
21 386 00 46

Moules & Gin
Rua Nova da Alfarrobeira, nº 14, 2750-452 Cascais
21 486 76 04


9 - Salsicharia Hansi
Fotografia via Facebook
Ao contrário da maior parte da nossa lista, este espaço até ainda pode ser considerado uma novidade, abriu há dois meses e é dos mesmos responsáveis pelo Kaffehaus, um ícone da gastronomia vienense em Lisboa.
E se em circunstâncias normais as salsichas até não seriam das coisas que nos chamariam mais a atenção nem costumam ser a nossa escolha no menu, depois de sabermos que estas vêm mesmo de Viena, da charcutariado pai de um dos responsáveis pelo espaço, o caso muda de figura. Até porque existem 12 variedades para experimentar.

Rua Moeda 1A, Lisboa
211 323 185



10 - El Clandestino
Fotografia via Facebook
Só o nome deste restaurante já nos chama a atenção (apesar de afinal não ser mesmo clandestino), assim como perceber que é uma junção entre mexicano e peruano, com tacos e ceviches.
Mas vamos ter que admitir que, neste caso, aquilo que nos dá mesmo mesmo vontade de o ir conhecer é o espaço, muito original e com detalhes pensados ao pormenor, que nos parecem resultar na perfeição, como é o caso da obra "Favela Vidigal" (Oficina Irmãos Marques), que é não só uma obra de arte, como também uma instalação que define este local.

R. da Rosa 321, Lisboa
915 035 553



11 - A Cevicheria
Fotografia via Facebook
Apesar de este ser dos espaços que abriram "recentemente" que mais nos fascinou, estamos realmente em falta aqui, porque ainda não fomos experimentar. Isto deve-se um bocadinho ao facto de estar sempre cheio, mas de certeza que este ano irá surgir a oportunidade.
Até porque além do menu muito interessante de influência sul americana, com ceviches (já imaginávamos pelo nome claro), mas também quinotos ("risottos" de quinoa), entre outros, também o espaço é dos mais originais que vimos por aqui nos últimos tempos, e não consegue deixar indiferente quem por lá passa.

Rua Dom Pedro V, 129, Príncipe Real, Lisboa
218038815



12 - Miss Pavlova
Fotografia via Miss Pavlova
Desde que começámos a ver este doce no programa Masterchef Austrália, há uns anos, que ficámos fascinados e decidimos experimentar. Claro que as primeiras não ficaram lindas de morrer mas apaixonamo-nos pelo resultado e desde aí marcam presença obrigatória em todas as celebrações cá em casa. Por isso, só podíamos adorar a ideia da "Miss Pavlova".
Especialmente depois de ver as fotografias lindas e as combinações deliciosas, que só aumentam a nossa vontade de ir experimentar!
Então porque é que ainda não fomos? Só porque fica um bocadinho longe, mas de certeza que na nossa próxima visita ao Porto não vamos deixar escapar a oportunidade.

Espaço Almada 13, Rua da Almada 13, Porto
915 979 517


13 - Hanaya
Fotografia via Facebook
Por esta altura já não deve ser segredo para ninguém que adoramos Sushi, e por isso, tinha de haver algum na nossa lista. Claro que há vários que queremos experimentar, mas decidimos incluir este, que abriu em Outubro de 2015, porque além dos pratos terem um aspecto óptimo e muito cuidado, o espaço chamou-nos muito a atenção, pelo design de interiores, completamente diferente do "típico" restaurante de sushi.

Rua Manuel Marques,16, Quinta do Lambert, Lisboa
210938343


14 - Rabo d'Pêxe
Fotografia via Zomato



O Rabo d' Pêxe é o espaço mais recente da nossa lista. Abriu em Janeiro, e está a cargo do chef Filipe Rodrigues, que foi responsável pelo Sea Me. Tal como o nome já sugere, este restaurante promete trazer os melhores ingredientes dos Açores, e ainda utilizá-los em pratos de influência portuguesa e japonesa. Basta ver as fotografias e ler o nome de alguns dos pratos para termos a certeza que não podemos ficar sem ir experimentar.

Avenida Duque de Ávila, 42B, Lisboa
21 314 1605


15 - Mesa 325
Fotografia via Facebook
Este espaço foi mais um dos que descobrimos num dos blogs que seguimos, e que desde aí temos vontade de visitar. Para nós só lhe falta mesmo ser mais pertinho (mas também não podemos querer tudo só para nós vá!), porque nos parece o local perfeito para passar uma manhã uma tarde inteira, até porque quem costuma levar o computador para trabalhar fora de casa sabe bem que nem todos os locais são muito agradáveis e em poucos se é bem vindo, o que não é o caso desta cafetaria. Aqui o espaço é muito luminoso e acolhedor, com pormenores que adoramos, e os proprietários tem fama de muito simpáticos.

Avenida Camilo, 325 r/c, 
Porto

16 - Le Moustache Smokery

Fotografia via Facebook

Provavelmente já todos ouviram falar deste espaço na Praça das Flores, que nasceu de um projecto de Daniel Cardoso, antigo participante do Masterchef, e foi financiado através de crowdfounding. E se normalmente um restaurante onde a estrela é a carne, não seria a nossa escolha mais imediata, neste caso todo o conceito nos parece muito interessante, desde os pratos confeccionados com fumo sempre que possível, ao espaço, passando pela imagem da marca.


Praça das Flores 44, 1200-192 Lisboa
932661572


Esperamos que vos inspire a ir experimentar sítios "novos",
Tiago e Catarina

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...