02.04.2015 - Folar, o pão da Páscoa!











Pois é, a Páscoa já está mesmo aí à porta! Que é como quem diz: mais uma óptima desculpa para juntar a família à mesa, e já agora, aproveitar para experimentar receitas novas ou recriar as antigas. E aqui não fomos propriamente originais, mas queríamos mesmo fazer um folar!

E a verdade é que foram necessárias algumas experiências para chegar até este.
Os primeiros testes não correram muito bem: apesar de o sabor estar lá, a textura era mais parecida com um scone XXL (o que não é bem uma coisa má, mas neste caso não era essa a ideia!).

Desta vez lá acertámos com as medidas e queremos partilhar convosco o nosso folar, que apesar de coradinho, ficou delicioso e mais ainda quando foi devorado quentinho e as suas fatias derretiam instantaneamente a manteiga. 

Uma Páscoa Feliz e bem docinha,
Tiago e Catarina


RECEITA DO FOLAR

Ingredientes:

650 gr de farinha sem fermento
200 gr de açúcar
2 ovos + 1 gema
100 gr de manteiga
150 gr de leite
1 1/2  c. de chá de erva doce
1 c. de chá de canela
25 gr. de fermento de padeiro (fresco)
sal a gosto (aproximadamente 1/2 c. de sobremesa)


Preparação:

Numa taça, colocar os ingredientes secos (a farinha, o açúcar, a erva doce, a canela e uma pitada de sal).

Noutro recipiente, misturar o leite morno com o fermento, até este se começar a dissolver. De seguida,  fazer um buraco na mistura dos ingredientes secos e adicionar os ovos previamente batidos e a manteiga derretida e envolver.
Amassar até a massa começar a descolar-se do fundo da taça.
Cobrir com um pano e deixar repousar em local ameno durante duas horas ou até dobrar de volume (se estiver frio podem colocar dentro do forno quente - a 40º - desligado ou com a luz acesa).

Depois de levedada, retirar a massa do recipiente e amassar novamente, numa superfície enfarinhada. Dar a forma pretendida (neste caso, fizemos uma cruz com a ajuda de uma faca) e colocar num tabuleiro do forno, previamente forrado com papel vegetal e um pouco de farinha. Deixar descansar novamente, durante aproximadamente vinte minutos.

Pré aquecer o forno a 180º. 
Misturar uma gema com uma colher de chá de açúcar e uma colher de sopa de água. Pincelar a massa com esta mistura e levar ao forno durante trinta a quarenta minutos (cobrindo com folha de alumínio, no caso de a crosta começar a ficar muito escura).






1 comentário:

  1. Correu beeeeem, weeee :D :D :D
    Beijocas amendoadas (perceberam, é por causa da época ahahah)
    Ana Mingatos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...